segunda-feira, 21 de março de 2011

COMO MEDIR O TAMALNHO DAS ONDAS ?

Sempre houve e haverá uma grande diferença de opiniões sobre o tamanho das Ondas. Vou tentar aqui esclarecer as duas formas mais comuns de medir o tamanho das Ondas (vendo de fora).

Primeira forma de Medição (Medição Frontal)




Segunda Forma de Medição (Medição ao Nivel do Mar)





Height - Altura da Onda , da Base da formação ao topo da mesma.

Crest - Topo ou Crista da Onda

Wavelenght - Comprimento , largura da parede

 Distance - É referenciado nas tabelas de previsão como sendo Período

Through - Base ou nível do Mar ...


As duas formas estão correctas , no entanto há sempre uma maior facilidade para media a onda pela sua parte frontal dada a sua melhor visibilidade.Na minha opinião no entanto a onda deve ser medida com base no Nível do Mar , sendo por tal mensurável pela sua traseira. 



Outra forma de poder medir a onda, é quando vais a Surfa-la , e ai deves medi-la da seguinte forma.


 Logicamente , sabendo a altura correcta do Surfistas poderás saber a altura da mesma com maior facilidade.(Repara que o Surfista está de pé com as pernas esticadas e assente na traseira da prancha)

Boas Ondas ...
May you all Walk On Water ...

terça-feira, 1 de março de 2011

Drop! Bottom Turn !!

Depois de aprenderes a Dropar (Descer) a onda como demonstra a imagem abaixo vais ter de te colocar na "linha" de Surf da Onda
Para tal vais ter de fazer um Bottom Turn que será feito de  frente (frontside) ou de costas (backside) consoante a onda esquerda ou direita. 




Observa os vídeos abaixo.


Observa no vídeo que quanto mais "Largo" é o Bottom Turn  mais brusca é a viragem , mais depressa alcançarás o topo da onda.  Repara que a direcção que a prancha e Surfista tomam é desenhada primeiramente pelo braço que  vai na frente ... é importantíssimo que "Desenhes" o teu caminho na onda com os teus braços.
Em algumas ondas (normalmente ondas mais rápidas) deverás entrar de lado na onda ou seja , o teu drop na onda deverá já ser em paralelo com a linha de Surf da onda isto porque sendo a onda mais rápida permite fazer-te o drop de lado e alem disso evitas colidir com a onda a fechar rapidamente e passar a secção que se encontra á tapar a linha da Onda. Cuidado pois se a onda for "Cavada" a prancha estando de lado pode ser arrastada ou cair em seco sem onda por baixo.

Virar ( Cortar a Onda) , Acelarar, Travar

Vamos então começar a manobrar a prancha. É importante no inicio que te concentres apenas em aprender em ficar de pé (rápido e bem) e andar na onda em frente com os Braços bem abertos para ajudar ao equilíbrio, pernas bem abertas mais que a largura dos ombros, joelhos flectidos e tronco inclinado sobre a prancha.
Depois como explica o vídeo utilizarás o teu corpo todo para manobrar a prancha (fundamental compreender isto). Com os braços abertos deves lembrar-te das posições mostradas aqui.



Como viste é fácil (lol) com o tempo tudo se consegue, no entanto e ao contrario de todos os outros desportos de Prancha , as ondas nunca são idênticas todas, repito todas, as Ondas são diferentes podem assemelhar-se mas nunca são idênticas dai que a posição do teu corpo terá de variar consoante o que "sentires" na onda, vais ter sempre se sentir o que a onda te permite fazer.
É importante nesta altura que aprendas a cortar a onda , ou seja, andar na parede da onda, fugindo há espuma, deves fazê-lo o durante o máximo tempo possível.
Depois podes começar a experimentar travar e acelerar na onda o que vai ser essencial no futuro para a escolha das manobras a realizar e qual a inclinação do corpo que podes levar para executar aquela manobra.

A Saída da prancha demonstrada no vídeo, não é de importancia relevante a não ser que surfes de Longboard. Era muito utilizada antigamente pois não existiam Leaches (Shops) agora não é fundamental que o aprendas.

Vamos ás 1ªas Manobras ?

Duck Dive ! Passar as Ondas


O DuckDive (Bico de Pato) não passa de uma técnica para que possas passar "mergulhar" por baixo da onda com a tua prancha de surf. Vê o vídeo.


Ao veres a onda aproximar-se aconselho que continues a remar em direcção a ela a 5 ou 6 metros dela chegar a ti (depende da tua experiência na execução do Duckdive e da flutuação da tua Prancha , pois pode levar mais tempo a afunda-la na água) deves empurrar primeiro o Bico da Prancha (Nose) esticando para tal os braços deitado na prancha, quando os braços estiverem esticados e estiveres com a água ao nível do teu queixo com os braços esticados para baixo, com o joelho deves empurrar para baixo a traseira da prancha fazendo força no meio da prancha com apenas uma das pernas inclinando-te para a frente (podes fazer as duas ultimas movimentações ao mesmo tempo, com a pratica é natural que o faças).
Quando sentires que não consegues empurrar mais a prancha para o fundo e sempre o mais próximo possível da onda deves lançar o teu corpo para a frente e para baixo, como se de um mergulho se tratasse só que neste caso agarrado á prancha.
ATENÇÃO !!! Nunca deve largar a tua prancha para tua segurança e para segurança dos outros Surfistas.
Quanto melhor fizeres o Duckdive, menos sentirás o "Caldo" e com mais facilidade passarás a rebentação e chegarás ao Outside, é importante que a executes bem. 

Podes também rolar a prancha por cima de ti mas isso não requer explicação e não é o correcto na minha opinião a não ser que a tua Prancha seja Longboard ou não tenhas força para fazer o bico de pato vê este video.

Padle !! Remada

A Remada é muito importante para que consigas apanhar mais Ondas e conseguir a melhor posição de abordagem á Onda que se aproxima. Deves começar a remar muito antes da Onda se aproximar para que consigas atingir o máximo de velocidade possível  quando a onda passar por ti ...




Neste vídeo realço a chamada de atenção do Surfista para a posição do tronco e para a quando da passagem do braço na prancha fazer roçar o antebraço na prancha, remar de braços abertos não é correcto e esta é uma boa forma de te habituares ou desabituares de habitos adquiridos

Stand Up !!


Ficar de pé na Prancha vai ser o que vais ter de aprender primeiro, podes praticar antes no chão de tua casa ...



Realço a importância de executar a colocação de uma só vez. Colocar primeiro um Joelho em cima da prancha para depois de erguerem , só vai desequilibrar a prancha mais e provocar a queda. Mesmo que no inicio os pés fiquem mal colocados na prancha , com o tempo irão rectificar isso com facilidade, é importante que executem o moviemnto como no video ou seja de uma só vez ..